Carioca no Peru: Tamales Peruanos



 No cafe da manhã aqui do Peru é muito comum encontrar um prato que se chama tamal ou tamales (algo assim como a pamonha no Brasil). Eu não vou entra em detalhes da história do tamal, mas eu posso adiantar para vocês que é muito gostoso, não importa sozinho ou com pão. Sem esquecer é claro de sua “salsa criolla”.


Os tamales são um prato de origem indígena que são preparados com massa de milho ou farinha de milho, cozinhadas no vapor e evolvidas com a folhas de milho ou com outras folhas como de bananeira, por exemplo. Porém pode ser preparado com papel alumínio ou plastico. O bom dos tamales é que os mesmo são recheados com carnes e vegetais e poder ser doces ou salgados.
O bom de viver aqui no peru é que existe uma grande variedade de tamales, dependendo da região você saboreia um tamal diferente.   

Da Costa: com carne de galinha, porco ou vaca. Alguns levam ovo cozido, azeitonas e amendoim cozido.
Nortenhos: com coentros, o que faz com que a sua cor fique verde.
Da serra, feitos junto com a pachamanca.
Como já foi dito no paragrafo anteriores o Peru tem muitos tipos de tamales, logo abaixo citaremos alguns:

Tamales feitos com milho amarelo;
Tamales feitos com milho branco;
Tamales feitos com milho, mas com grãos de milho em estado leitoso;
Tamales feitos com farinha de milho;
Tamales envoltas nas folhas do milho, ou com folhas de bananeira;
Tamales doces com açúcar mascavado ou melaço a que chamaram humitas (muito gostoso também).

Para terminar. No Brasil existe um prato similar ao tamal, a pamonha. Normalmente é feito de milho amarelo aromatizado com cebola e manjericão. É cozido em água e sal e pode-se servir acompanhar de açúcar ou de uma salada de cebola e tomate, dependendo da doçura do milho e do gosto pessoal. Quando derem uma passadinha aqui no Peru não deixem de provar. 


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas