Como andar com transporte público em lima?



Transporte público em Lima, exceto o Metropolitano e o Trem Elétrico, compreende um sistema caótico de grandes ônibus de propriedade e operação privada, micros de médio porte (coasters ou micro-ônibus) e kombis (pequenas vans). Para a maioria dos limenhos a única opção acessível, este meio de transporte é a maneira mais barata e aventureira de se locomover em Lima para os visitantes.



Enquanto a complexa rede de ônibus de Lima conecta literalmente todas as principais ruas da cidade, as rotas completas de ônibus individuais e conexões permanecem até mesmo para alguns moradores um mistério. Não espere veículos novos e bem conservados, um bom ponto de ônibus ou mesmo um terminal centralizado para todos os ônibus, sem falar no luxo de um itinerário impresso, horário ou bilheteria. Em vez disso, nenhuma organização, pelo menos do ponto de vista norte-americano e europeu, nenhuma informação espera por você. De qualquer forma, andar pela cidade em um micro transmite uma impressão completamente nova de Lima.


Ônibus em Lima


Os habitantes locais são muito prestativos, mas para se locomover em Lima de ônibus, você deve ter pelo menos uma pequena ideia sobre algumas das principais estradas da cidade e para onde quer ir. Cada ônibus tem uma placa acima do para-brisa mostrando o ponto de partida e a parada final de seu percurso; por exemplo Até – SJM (San Juan de Miraflores) ou SJL (San Juan de Lurigancho) – Surco e em algum lugar na frente também um número mostrando a rota, por exemplo EM 04 ou OM 30. Na lateral do ônibus você encontra uma lista de algumas estradas principais ao longo do caminho, como Benavides, Arequipa, Javier Prado.


Ponto de ônibus?


Normalmente ônibus e micros podem ser acenados para baixo em qualquer ponto da estrada principal, mas é melhor você esperar pelo caminho certo em um cruzamento ou semáforo ou apenas dar uma olhada onde muitas pessoas estão esperando, esse é o ponto certo. Em alguns bairros de alta escala como Miraflores, aqui especialmente na Av. Larco, ou San Isidro, as autoridades estão tentando convencer os motoristas a parar apenas nos pontos de ônibus ("paraderos"). Quando um ônibus para, o assistente do motorista grita nomes das próximas estradas para clientes em potencial. Suba rapidamente e cuidado porque assim que todos estiverem a bordo, o motorista correrá para encontrar e arrebatar mais passageiros debaixo do nariz da competição. Fique à vontade e aproveite o "show". Não é incomum que os vendedores entrem no ônibus vendendo, depois de contar uma história comovente.


Tarifas de ônibus


As tarifas são bastante baratas: uma curta viagem de alguns quarteirões dentro de um distrito o custará com S/. 0,50,( já nao existe essa tarifa agora é a partir de 1 sol) uma viagem de Miraflores ao centro da cidade custa S/. 2,00 e desde o ponto de partida até à paragem final entre S/. 3,00 e S/. 4,00. Em um ponto de sua viagem, o assistente do motorista faz uma volta pelo ônibus e cobra a passagem. Tenha troco em seus bolsos! Insista também em obter o pequeno bilhete (este não é apenas o seu recibo, mas também em caso de acidente a cobertura do seguro!).

Pouco antes de chegar ao seu destino, grite "baja" (descer) ou "baja esquina" (descer na próxima esquina). Quando o ônibus parar, desça rapidamente, pois o motorista sairá correndo imediatamente novamente.


Aproveite o passeio...


Andar de ônibus em Lima não é para qualquer um. Além das dificuldades para encontrar o caminho certo, a maioria dos veículos é bastante antiga, mal conservada e degradada. Os motoristas costumam correr como loucos, competindo entre si em rotas semelhantes. Parece que as regras de trânsito não existem para eles. Além disso, ônibus, micros e combis são especialmente superlotados durante as horas de ponta.

Mas há luz no fim do túnel do transporte público em Lima...


Metropolitano – Novo Sistema e Conceito de Transporte Público de Lima


O Metropolitano é um novo sistema de transporte público em Lima que foi inaugurado em 2010. Novos ônibus articulados movidos a gás circulam em corredores de ônibus especiais que são separados da estrada normal, finalmente dando a Lima um sistema de transporte de massa comparável ao Bus Rapid Transit. A primeira rota conecta Chorrillos no sul via Barranco, Miraflores, San Isidro e Lince com o centro da cidade e depois com Independencia e Comas no norte.

Ao longo da rota você encontra paradas de ônibus estilo plataforma moderna e os ônibus só param lá. Aqui você pode comprar um cartão em uma máquina dispensadora no valor de S/. 5. Na mesma máquina a sua "tarjeta" pode ser recarregada. Para pagar sua passagem, basta colocar o cartão na frente do leitor eletrônico e eles deduzirão o valor do seu crédito. As tarifas estão entre S/. 1,50. Os ônibus devem circular diariamente das 06h00 às 21h50 e chegam aos pontos de ônibus a cada 5 a 10 minutos.


Tren Elétrico – Trem Urbano – Metrô Lima


Enquanto outras grandes cidades da América Latina operam metrôs mais ou menos impressionantes ou outros sistemas de transporte público de massa, Lima com seu caótico "sistema de ônibus" privado se destacou por muitos anos. Mas desde 2012, a capital do Peru finalmente tem um Metrô tão esperado. Até agora é apenas uma linha (ok apenas metade de uma rota com 16 estações, a outra metade ainda está em construção).



 

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